04/08/2007

Remover o carvão

EGR (exhaust gas recirculation) tem com principal função a redução da emissão de NOx para a atmosfera recorrendo à introdução na admissão de gases de escape, a desvantagem de uma egr é tanto maior quanto maior for a preocupação do condutor com os consumos. Desligar uma egr, em teoria, melhora os consumos e aumenta a potência... na prática estamos a falar de valores ridículos, e "psicológicos", a única, e racional, razão para desligar uma egr é o estado da admissão, evitanto depósitos de carvão (carbono resultante da queima do gasóleo), não há redução do diâmetro da admissão e o motor "respira" melhor (e quem tem um motor destes, sabe bem que em certas situações todo o fôlego é pouco).
Sendo que há quem opte por remover por completo a tubagem que liga o escape à admissão, fabricando até uma substituição para a válvula em si, eu optei por manter tudo "legal segundo a ipo", o tubo de vácuo que controla a abertura/fecho da válvula foi obstruído com uma esfera de rolamento, e o tubo colocado no sítio.No mesmo dia em que desliguei a egr, limpei o colector e válvula da egr... o diâmetro que apresentavam devido ao depósito era cerca de metade do original. O odómetro mostrava 216.000 km.

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