21/11/2008

Mais uma fuga de água...

IC1, cerca das 23 horas, a injecção cortou, o ponteiro da temperatura galgava o manómetro de forma preocupante, a luz avisadora vermelha acendeu. Uma paragem meio atrapalhada, motor desligado e capot aberto enquanto a ventoinha se esforçava por arrefecer o motor.
Havia feito bem mais de mil quilómetros desde a colocação da nova bomba de água, nada poderia prever uma fuga de água tão drástica! Recorri às piscinas municipais de Alcácer (mais precisamente à rega do relvado) para colocar água no circuito, e os 100km seguintes foram feitos a ritmos baixos e com paragens em todas as estações de serviço possíveis.
Na manhã do dia seguinte verificação do nível e ida para o trabalho, num percurso de cerca de 8km consegui gastar perto de um litro de água.
O problema era o parafuso 7 que estava desapertado, e como consequência o tubo 5 saiu da sua posição. Mesmo após o aperto, a fuga mantinha-se. O o-ring 6 (marcado a vermelho na visão explodida) "desfez-se" aliviando a tensão do parafuso, que em conjunto com a trepidação natural do motor, desapertou e levando à saída do tubo do seu local original.
A maneira mais "rápida", e menos ginasta, para colocar o o-ring é removendo a ventoinha e a armação plástica que encaminha o ar para a mesma e de seguida afrouxar a fixação do tubo da água ao tubo da egr de forma a que ele tenha folga suficiente para que o o-ring possa passar o topo do tubo.
Preço do o-ring: 1.78€, tempo de trabalho (palavrões não incluídos) cerca de 45 minutos, quilometragem actual: 236.000 km.

1 comentário:

Anónimo disse...

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