28/11/2008

Fugas de óleo e apoios de motor

Mais um dia adequado para ir à oficina tratar de umas coisas.
Há um "mal geral" destes motores, que aparece mais cedo ou mais tarde, que é o facto de a tampa das válvulas começar a apresentar óleo na zona da junta. Este problema nada tem a ver com a junta, nem sequer o preço é parecido, 1,78€ é quanto custa o vedante que se coloca na caixa do filtro de ar que encaixa na tampa das válvulas. Esta ligação entre a tampa das válvulas e o filtro de ar nada mais é que o chamado "respiro do motor". A posição desse o-ring pode ser vista na imagem marcado com o círculo vermelho (clicar na imagem para aumentar). Para proceder à substituição deste o-ring, basta desapertar a tampa do filtro (3 parafusos) e a base do filtro (mais 4 parafusos) puxar levemente tirar o velho e colocar o novo vedante. Reapertar tudo e está feito! Aproveitar para dar uma sopradela ao filtro para durar até à próxima revisão sem folhas de árvore lá dentro...
De seguida, e visto que tinha uma tarefa que implicava remover os forros inferiores, foi substituida a correia do ar condicionado que, em abono da verdade, já estava a precisar de reforma. Aliviar o tensor desapertando o parafuso que serve de centro de rotação e removendo o do cursor, a correia fica literalmente solta, é só recolocar a nova tendo em atenção às "pistas" da correia, empurrar o tensor para uma posição que mantenha tensão na corrente ao mesmo tempo que se aperta o parafuso do cursor para fixar, verificar os apertos em ambos os parafusos.

A tarefa que era mais pertinente era a substituição dos apoios do motor, em particular o apoio esquerdo, que já estava partido, e, como não poderia deixar de ser, era o de mais difícil acesso. Vi-me obrigado a desapertar a base do filtro do gasóleo e a tirar do caminho a ficha de diagnóstico, para ter algum espaço, três acrescentos, uma chave de caixa 16 e um cardan e a porca superior do apoio estava desapertada. Desapertar a porca superior do outro apoio, levantar o motor recorrendo ao uso de um macaco hidráulico apoiado no cárter (atenção!!! nunca aplicar o macaco directamente, deve ser colocado entre o macaco e o cárter um taco de madeira uniforme para evitar problemas), desapertar as porcas inferiores dos apoios (de bem mais fácil acesso que os superiores). Ajustar a altura do macaco de forma a ser possível remover os apoios velhos, colocar os novos, descer o macaco o suficiente para acertar os encaixes, apontar as porcas, descer até encostar e apertar as porcas. Depois começa o trabalho árduo de recolocar os forros no sítio...Serviço efectuado aos 237.000 km das 10 às 17 horas, com pausa para almoço, o preço de ambos os apoios foi de 92.48€.
Precauções a ter: nunca confiar no macaco hidráulico, este pode ter uma qualquer fuga (ou simplesmente estar mal apertado) e a altura debaixo do carro reduzir rapidamente causando esmagamento, é aconselhável o uso de "preguiças" para evitar idas evitáveis ao hospital.

21/11/2008

Mais uma fuga de água...

IC1, cerca das 23 horas, a injecção cortou, o ponteiro da temperatura galgava o manómetro de forma preocupante, a luz avisadora vermelha acendeu. Uma paragem meio atrapalhada, motor desligado e capot aberto enquanto a ventoinha se esforçava por arrefecer o motor.
Havia feito bem mais de mil quilómetros desde a colocação da nova bomba de água, nada poderia prever uma fuga de água tão drástica! Recorri às piscinas municipais de Alcácer (mais precisamente à rega do relvado) para colocar água no circuito, e os 100km seguintes foram feitos a ritmos baixos e com paragens em todas as estações de serviço possíveis.
Na manhã do dia seguinte verificação do nível e ida para o trabalho, num percurso de cerca de 8km consegui gastar perto de um litro de água.
O problema era o parafuso 7 que estava desapertado, e como consequência o tubo 5 saiu da sua posição. Mesmo após o aperto, a fuga mantinha-se. O o-ring 6 (marcado a vermelho na visão explodida) "desfez-se" aliviando a tensão do parafuso, que em conjunto com a trepidação natural do motor, desapertou e levando à saída do tubo do seu local original.
A maneira mais "rápida", e menos ginasta, para colocar o o-ring é removendo a ventoinha e a armação plástica que encaminha o ar para a mesma e de seguida afrouxar a fixação do tubo da água ao tubo da egr de forma a que ele tenha folga suficiente para que o o-ring possa passar o topo do tubo.
Preço do o-ring: 1.78€, tempo de trabalho (palavrões não incluídos) cerca de 45 minutos, quilometragem actual: 236.000 km.