07/06/2009

Bateria e sensor de temperatura

Mais uma necessidade de atenção do m20.

Já por algumas vezes havia sido obrigado a recorrer a baterias extra para colocar o seis cilindros a trabalhar. Para além disso, já tinha sucedido falhar em andamento, quase como se o motor se desligasse para de imediato voltar ao normal funcionamento.
Foi feita a substituição da bateria sem alteração dos valores de amperagem, 55Ah, e após alguns quilómetros de teste (e de diversão) não tornou a suceder essa hesitação momentânea.
O valor pago foi de 53.32€ por uma bateria da Tudor.

Outro mal de que padecia, era o irritante oscilar de rotação já depois de quente.
Segundo indicação do mecânico, após teste, a sonda que recolhe a temperatura do líquido refrigerador estava a transmitir a informação errada à centralina, que por sua vez fazia variar a injecção para compensar as variações de temperatura que a sonda indicava. Isto tornava-se bastante desagradável em situações de estacionamento em que muitas vezes o motor acabava por ir "a baixo".
A substituição é simples, é necessário apenas uma chave luneta 19, retirar ambos os sensores montados na tampa do termostato (o amarelo leva a informação para o quadrante, o azul para a centralina) para chegar ao sensor azul é necessário retirar o amarelo, e colocar o novo.
Nesta operação acaba por se perder um pouco de líquido refrigerante, e por consequência, entra ar no circuito. Abrir a purga com uma chave 8, soprar no vaso de expansão até que o líquido saia sem bolhas, e está pronto a rolar.
Preço da sonda de temperatura 33.30€

1 comentário:

Geyser disse...

A baterias?!?!?!

A Macacos diz antes assim meu amigo... Pq enquanto o sr. anda la sentadinho so a controlar os pedais, os outros e q andam a empurrar o babysix!

Seja credivel meu caro... Nao ande a inventar demagogias pedagogas!