27/06/2009

Tudo por causa de um parafuso

Uma verdadeira partida! No início dos trabalhos não havia grandes esperanças, ao retirar a tampa das válvulas tudo na cabeça do motor estava certo... o problema deveria ser a um nível mais inferior, as apostas eram na cambota ou em alguma biela.
Ao tentar rodar o motor manualmente, um raspar era ouvido da frente do motor, palpite para problemas no primeiro cilindro.
Iríamos começar pela correia, para eliminar hipóteses, e ao remover o amortecedor de vibrações... o motor ficou solto! O resguardo da polia do veio intermédio estava preso com... três parafusos?! Removida que estava, o "terceiro parafuso" tinha a cabeça gasta! Este parafuso fixava a polia do veio intermédio, e, por alguma razão inconcebível, desapertou sozinho, furou o resguardo e começou a fazer pressão no amortecedor de vibrações, este, sendo uma peça bem mais robusta do que a fina chapa de alumínio que era o resguardo, aguentou a força do parafuso até que a pressão gerada por este provocasse a paragem do motor por completo.

Sem comentários: