10/02/2009

E30 Clube de Portugal: Rota do Ribatejo - Fotos








Fotos do encontro "Rota do Ribatejo".

09/02/2009

E30 Clube de Portugal: Rota do Ribatejo

Tudo bons rapazes!
Uma frase perfeita para definir o espírito do encontro "Rota do Ribatejo" organizado pelo E30 clube de Portugal.
A organização está, por isso mesmo, de parabéns. Tudo foi feito e presente aos participantes de forma muito certa, e se houve precalços... disfarçaram muito bem!

Foi a primeira vez que participei num evento deste género com o e30 (no passado havia participado em dois outros, mas compareci com o e36 por indisponibilidade do e30), e desta vez, a novidade foi a entrada em pista. Uma estreia para mim, e, a julgar pela história do e30, também uma estreia para ele.
O 316i não foi o melhor da sua cilindrada, mas também não era isso que esperava dele, visto estar totalmente original, e também, devido à minha própria "falta de unhas" para o conduzir no limite. Mesmo assim, um honroso 23º lugar (em 35) a cerca de 5 segundos do melhor m40 que ficou em 7º lugar, e um enorme sorriso quando o parei no parque do kartódromo valeram bem o "risco" de o meter em pista!

03/02/2009

Acabaram-se as fugas de água

Regresso da oficina... e a lista de compras foi extensa! Em particular no que toca ao... circuito de refrigeração: radiador (373.38€), depósito (72.60€), tampão (17.91€) e termóstato (35.24€).
No que tocou na parte da injecção e distribuição... a correia de distribuição está no limite, mais 80 mil quilómetros e talvez tenha que abrir (ou substituir) o motor, o que me dá entre 4 a 5 anos para "pensar nisso", a bomba injectora foi reparada (80€), e o injector de comando substituido (349.29€).
O total desta brincadeira é "volumoso"... 1109.62€ aos 237.500 quilómetros.

Nota: o antes e depois é proporcional ao valor da reparação/afinação. No regresso a casa, depois de já ter circulado o suficiente para aquecer o óleo à temperatura ideal, e já em auto-estrada, a resposta em 5ª velocidade em recuperação é bem melhor, diria que o motor está (bem) mais "generoso", mas nem foi aí que notei a maior diferença! A grande diferença era visível nos valores de consumo instantâneo... para velocidades iguais, mostra valores menores em cerca de 2 litros para 100 km!