28/03/2009

Cabeça do 320i desarmada

Dia da saída da cabeça! Os trabalhos correram bem, nada de inesperado até chegar aqui... tampa das válvulas tirada e...
Um dos pernos estava assim, o terceiro do lado da admissão... ao desapertar os outros, mais três acabaram partidos partindo sem esforço (um partiu mesmo à mão), e alguns dos pernos podiam ser desapertados à mão!...
A cabeça do perno que estava partido, e a respectiva anilha, estavam nas válvulas de escape dos segundo e quarto cilindro.Ao fim da sessão de desapertos, desencaixes, desenfianços, isto seguiu caminho para as mãos de alguém competente para tratar dela.
Para adicionar à lista de compras ficou também a correia da distribuição, os tubos de gasolina e o flexível da admissão, tudo a precisar de substituição por avançado estado de decomposição.

24/03/2009

Avaliação do 320i III

Por fora e à vista do mundo, marcas de portas, faltas de tinta, toques diversos, raspadelas nos pára-choques, tentativas de vandalismo, e, como não poderia deixar de ser, um nítido ponto de ferrugem no tejadilho (pondero uma tampa em fibra para nunca mais ter chatices)














Avaliação do 320i II

No seguimento do tratamento de mecânica, tenciono passar aos interiores. Este é o estado actual, algo descuidado e a precisar de alguma atenção.

Alcatifa junto à porta do condutor

Consola central

Instalação sonora na mala

Estofos, curiosamente apenas os assentos precisam de atenção



Forra do tejadilho junto ao óculo traseiro


Avaliação do 320i

Uma verificação mais apurada aos pormenores do six revelou os seguintes problemas...

O relativo mau aspecto do motor é devido em grande parte pelo estado da forra do capot, tal como no M40, esta está em avançado estado de decomposição o que faz o motor ter um aspecto "velho".

A tão característica zona de ferrugem na chapa que serve de base à bateria.


Os colectores, como é costume, estão com este aspecto exterior... o interior terá que ser tratado para melhorar a saída dos gases.

O grande problema... a junta da cabeça!

21/03/2009

Apresentação: BMW E30 320i versão de duas portas

BMW E30 320i
Motor: m20b20
Cilindrada: 1991 c.c.
Peso: 1090 Kg
Potência: 129 cv às 6000 rpm
Binário: 164 Nm às 4400 rpm
Velocidade máxima: 197 km/h
Aceleração dos 0-100 km/h: 9.8 s
Ano de fabrico: 1988
Quilometragem inicial: 115.000 km

Chegou a casa assim... de reboque. A junta da cabeça está queimada, e para evitar riscos e/ou males maiores, foi de reboque até à nova morada.
A ideia para este carro é fazer algumas alterações a nível de comportamento e de estética, mantendo o aspecto "de fábrica", e quem sabe até "brincar" um pouco com ele em locais com as devidas condições. A seu tempo se verá... para já a prioridade é tratar da mecânica e tratar dos devidos papéis para que possa circular legalmente.

20/03/2009

Tubo de retorno de gasóleo

Mais uma empreitada de mais de 600km e mais um calafrio...
Parando numa portagem um tão intenso cheiro a gasóleo só poderia ser originado por algo errado no quatro cilindros. Meia dúzia de quilómetros à frente, ao sair do carro, o cheiro mantinha-se, ao espreitar por baixo do carro, "chuvia" gasóleo. Tubo de retorno do injector para a bomba desencaixado. Tinha um rasgo de cerca de 10 milímetros o que fez com que se tivesse soltado e o gasóleo não injectado, que deveria voltar à bomba, estava a ser despejado (literalmente) pelo bloco abaixo. Felizmente, por hábito, quando troquei os tubos de retorno, deixei-os compridos já para contornar estas situações, foi só cortar a ponta ressequida e recolocar no sítio.Por cortesia, devido a um transporte que fiz, colocaram-me os apoios centrais do escape, que o fixam à caixa de velocidades, estavam ambos partidos possivelmente devido a uma pancada ainda não nas minhas mãos... menos um barulho metálico-irritante quando se apanham irregularidades no piso.