08/04/2009

IPO, a senda da direcção desalinhada continua

Mais uma visita ao centro de inspecções, e mais uma vez a velha história da direcção desalinhada. No E36 o (des)alinhamento natural fica apenas pela anotação na folha, para além desta questão, apontaram-me um farol de nevoeiro alto (a lâmpada estava fora do encaixe), um médio baixo (mais uma brilhante atenção na folha) e travagem desequilibrada na traseira (com o travão de mão).

A luz de nevoeiro e o médio já estão resolvidos, fica a faltar a afinação do travão de mão.

04/04/2009

Cabeça do 320i armada

Dia da montagem! Mais uma vez o "especialista do costume" voltou ao local para tratar de finalizar os trabalhos inciados na semana anterior.
Esperávamos resolver os problemas de aquecimento que o seis cilindros apresentava com a colocação de um jogo completo de juntas (cabeça, tampa das válvulas e de ambos os colectores).

A cabeça já no sítio, ainda antes de ser devidamente apertada.
Tampa das válvulas e corpo do termostato montados, e ainda sem correia de distribuição.
O resultado final ao fim de quatro horas e meia... também com óleo e filtro mudados por via das dúvidas e linha de combustível nova também.

À primeira tentativa o m20 tornou a querer aquecer, tendo o ponteiro da temperatura dado um salto do meio para o 3/4 num muito curto período de tempo, preocupante, mas não grave, o circuito de refrigeração precisava de ser sangrado novamente (para facilitar esse trabalho, é costume ser feito com a frente do carro mais elevada de forma a forçar o ar a deslocar-se para a frente facilitando a sua saída).

Lista de material:
- 5 litros de óleo Mobil Super S 10W40 (39.90€)
- 10 litros de anti-congelante (5.98€)
- 4 metros de tubo de combustível de alta pressão (20.16€)
- tubo de borracha da admissão (19.14€)
- correia de distribuição powergrip
- filtro de óleo
- jogo de juntas de descarbonização (os últimos três artigos, 230.00€)

Realizado aos 115.000km... no test drive, a melodia era bem mais bela do que o esperado...