10/09/2013

Test-Ride: Honda CB1100

Antes do que quer que seja... eis a Honda CB1100 modelo de 2013!

Aqui estão, bem arrumados dentro de um quadro tubular, 1140 centímetros cúbicos de origem japonesa, devidamente distribuídos por quatro cilindros em linha capazes de produzir prestáveis 88cv e 93N/m de binário máximo às 6000rpm para propulsionar os 248kg do conjunto numa confortável e suave viagem... numa qualquer marginal e sem pressas, pois isto é verdadeiramente uma mota de passeio.
The "emotional naked".

Mais uma vez por cortesia da Lopes & Lopes foi possível levar a CB1100 para um test-ride, a primeira impressão foi muito positiva, a posição de condução é confortável, o peso está bem distribuído e o centro de gravidade é baixo quanto baste para facilitar manobras a baixa velocidade e todos os comandos estão bem colocados e são suaves sem serem "esponjosos". O passeio foi curto, mas foi possível perceber que o motor (arrefecido a ar) que equipa esta CB é perfeito para rolar a baixas e médias rotações, a suavidade com que progride na aceleração apenas é igualável pela confiança que todo o conjunto transmite ao condutor, é, sem dúvida, uma mota perfeita para passeio descontraído (sem procurar o cavalgar do redline), sem que isso seja impeditivo de a usar todos os dias como transporte, até pelos consumos anunciados para um motor desta capacidade, ligeiramente abaixo dos 4l/100km.
Esteticamente, houve bastante cuidado nos pormenores, de tal forma que sobressai um equilíbrio muito interessante entre o aspecto mais clássico e alguns pormenores mais actuais, como o ABS, a componente digital dos instrumentos e a injecção de combustível, que em nada beliscam a aparência calma e descontraída da CB1100.
O maior senão será, eventualmente, o preço, ainda mais se quisermos personalizar alguns dos pormenores com extras do catálogo (porta bagagens traseiro, caixa de farol com deflector de vento, tampa cromada para o painel de instrumentos... ), no entanto, vale cada cêntimo... definitivamente, compraria uma, em Glory Red.

Aqui fica o vídeo do conceito CB1100...


Sem comentários: