26/04/2014

De Monsanto a Monsanto

A ligação de Monsanto (parque florestal em Lisboa) até à Aldeia de Monsanto em Idanha-a-Nova havia sido pensada há algumas semanas aproveitando a Primavera e servindo de primeiro teste para o mês de Julho deste ano (no qual o destino será Haarlem na Holanda).
Paragem junto à barragem do Fratel.
Apesar do arranque ter sido de Monsanto (em Lisboa) com um dia que mais parecia um princípio de Inverno, o encontro da caravana foi perto de Coruche, marcado para as 10h... como seria de esperar, arrancámos já depois da hora com o dia ainda completamente cinzento e com a chuva a dar sinais claros de que queria participar na viagem.
Arranque pela N251 em direcção a Couço, localidade onde rumaríamos  direcção de Montargil onde entraríamos então na N2 com destino a Ponte de Sôr onde acabámos por fazer a primeira paragem, sempre na dúvida se a chuva se manteria ou se o equipamento de Verão seria de aguentar o resto da viagem. Café e... vamos embora arriscando no equipamento para tempo seco, seguindo pela N244 em direcção a Gavião, saindo para a N118 em direcção ao IP2 parando na fronteira natural entre os concelhos de Castelo Branco e Portalegre, na barragem do Fratel. A paragem seguinte seria para almoçar em Castelo Branco e para umas compras de conveniência... combustível.
De barriga composta, partimos com destino a Penamacor pela N233 onde tomámos a R346 a fim de chegarmos ao Parque de Campismo do Freixial, onde montaríamos as tendas para passar a noite (com posterior tratamento das usuais papeladas), seguindo-se uma breve viagem até à Aldeia de Monsanto e as suas peculiares casas, subindo ainda ao castelo para apreciar a espectacular vista de um dia de Primavera que finalmente se revelou.

Castelo de Monsanto
Jantar em Penha de Garcia no restaurante "O Raiano", foi o único que vimos aberto e não desiludiu, muito antes pelo contrário... problemática foi a questão da escolha dos pratos visto que, havia "veado" na ementa.
Regresso ao campismo para pernoita sem direito a pequeno-almoço (o quiosque que fazia as vezes do
café estava, infelizmente fechado devido a mudança de gestão, abrindo no próximo mês segundo nos foi dito na recepção).
Panorâmica da aldeia de Monsanto...

Trajecto do primeiro dia:

Sem comentários: