30/01/2014

A admiração das crianças

Já era algo comum desconhecidos cumprimentarem ou gesticularem a aprovação ao circular com o velhinho E30 quando ando em passeio ou o utilizo para as deslocações para o trabalho (a marginal durante os fins-de-semana é pródiga em viaturas de outros tempos). Dois casos que me ficaram na memória foram o de um motociclista e respectivo pendura que abrandaram a marcha para gesticularem o apreço pela máquina e o de uma criança que disse que o 320i era "o carro mais fixe da rua... e que devia ter alarme".
Mesmo com o ido Lancia Delta aconteciam alguns episódios destes, no entanto, estas situações são distribuídas em 16 anos de carta. Nos últimos quatro meses os olhares admirados, os acenos e os sorrisos das crianças ao olhar para a CBF quando parada num semáforo ou antes de uma passadeira já superaram em larga escala todos os outros episódios, com a vantagem de, ao acenar de volta para retribuir o cumprimento, eles vêem e exteriorizam a satisfação por um desconhecido, com uma "cabeça" que lembra uma abóbora, lhes ter acenado.

22/01/2014

Os golpes de vista.

Em duas semanas fizeram o especial favor de raspar, primeiro, o pára-choques traseiro e agora o dianteiro. 
A raspadela no pára-choques traseiro deverá ter sido feita num estacionamento de uma superfície comercial e é bastante "ao de leve", de tal forma que deve ser possível disfarçar facilmente apenas com um polish, ficou apenas a falta de civismo (que infelizmente continua a ser) usual do condutor da outra viatura em não deixar um contacto ou esperar que chegasse ao carro para me dizer o que tinha feito.

A de hoje (ou ontem ao fim do dia) foi um algo mais extensa, para além do pára-choques mascarrado de preto, a tinta ficou riscada (inclusivamente ficou tinta do outro carro) e a matrícula, em acrílico, ficou estalada (o que é óptimo para meter água e dar chatices na inspecção)... e, novamente, não foi ninguém!

Continuo sem conseguir perceber a necessidade de "fugir" por parte de quem comete estes erros. Errar é humano e admitir que se errou não é o fim do mundo, no entanto acho um acto cobarde cometer o erro e seguir como se nada fosse (no caso da última situação, o carro terá ficado bastante marcado visto ter apanhado os parafusos de fixação da matrícula).
O Corolla não é vermelho (a não ser que esteja daltónico) mas a este ritmo, estimo que, a avaliar pela insistência nos pára-choques, lá para o Verão devo ter o carro com metade do comprimento... o equivalente a ter um smart, mas nipónico, o que ao menos sempre evita as facturas de oficina!

20/01/2014

O aumento de preço do GPL

Desde do início do ano que o GPL passou a ter incluído no seu preço mais um imposto, a Contribuição de Serviço Rodoviário (imposto este que serve para financiar as Estradas de Portugal, sem resultados visíveis), que se cifra nos 53€ por cada mil litros de combustível, equiparando, nesta contribuição o GPL aos restantes combustíveis rodoviários, gasolina e gasóleo (tendo ambos uma contribuição mais elevada e que também sofreu um agravamento para este ano).
Este imposto, em conjunto com um aumento do combustível (algo que é usual no Inverno) tornou o GPL mais caro para o consumidor 10 a 12 cêntimos em alguns casos, o que tem levado a algumas tomadas de opinião e a discussões no que toca à rentabilidade da utilização do GPL como combustível, mais ainda visto que este aumento foi (e ainda está a ser) acompanhado de uma descida do valor cobrado quer pela gasolina, quer pelo gasóleo.
A fim de apurar a rentabilidade há a necessidade de analisar caso a caso, ora pelo automóvel onde foi feita a instalação (consumos e eficiência energética do mesmo), ora pelo sistema instalado (sistemas aspirados, injecção gasosa ou injecção líquida, indirecta ou directa) e até por comparação com uma viatura equivalente com mecânica Diesel.

Usando como comparação o Corolla 1.4 D4D de 90cv que apresenta um consumo combinado de 5.4l/100km, usando como referência o preço do litro de gasóleo de uma bomba de baixo custo da zona onde resido (1.314€), usando o valor mais baixo a que consigo encontrar GPL em Lisboa (contando com o desconto do cartão Galp Frota da ANIC-GPL no valor de 7 cêntimos, 0.764€/l) e usando o valor médio de todos os abastecimentos de gasolina desde a instalação para os arranques e lubrificação das válvulas (1.513€/l) estas são as minhas contas:


  • Corolla 1.6 VVT-i GPL
Consumo médio GPL/gasolina para 100km: 7.86l/0.5l
Custo para 100km: 6.76€
  • Corolla 1.4 D4D
Consumo médio gasóleo (anunciado) para 100km: 5.4l
Custo para 100km: 7.09€

Se ao valor do GPL somarmos a deslocação ao posto de abastecimento que, infelizmente, não calha em caminho, para os cerca de 450km de autonomia disponíveis no depósito, os valores são iguais!
Neste panorama, olhando apenas para a despesa em combustível, a aplicação da Contribuição de Serviço Rodoviário veio equiparar GPL e gasóleo... esperemos para ver a evolução dos preços.

15/01/2014

Em extra à próxima revisão do Corolla

O 3ZZ apresentava uma pequena "babadela" de óleo aquando da última revisão (nada havia sido dito na inspecção anterior) pelo que tentei descobrir a razão da mesma na internet.
Consegui apurar que a causa comum desta fuga é a degradação do retentor do tensor da corrente de distribuição, que sendo um o-ring de borracha, acaba por se degradar originando a fuga que se pode ver na foto.
A substituição não parece ser complicada, basta remover as duas porcas, tirar o tensor, substituir o retentor e recolocar o tensor no lugar, tal como se pode observar neste vídeo disponível no youtube.
Neste diagrama pode ver-se o conjunto tensor/retentor (peça número 13540), bem como apenas o retentor (peça número 13540D) que custa 3.95€ já com IVA num representante da Toyota (Melisauto).

13/01/2014

Bateria para o 320i

Ao fim de quatro anos e meio a bateria morreu de vez. A nova bateria (uma Hella) ficou pela módica quantia de 55.17€ e foi instalada aos 129534km.