26/02/2014

Dunlop Roadsmart II

O Bridgestone Battlax BT021 já estava desgastado até aos limitadores (em particular no lado esquerdo), possivelmente seria ainda o pneu original, pelo que estava na altura de o substituir.
Depois de obter algumas opiniões, a escolha acabou por recair nos Roadsmart II da Dunlop.
A substituição foi efectuada na Xarepa Auto Centro aos 19481km sendo o custo de 125€.
As primeiras impressões são muito positivas... mas o factor psicológico não deixa de pesar, e muito.

25/02/2014

3 anos...

... e 62487km de Corolla, o conta-quilómetros total mostra o número 168563. A relação do "esquentador" com a carteira tem sido bastante cordial, basicamente, revisões (programadas) e combustível.


13/02/2014

Ainda não foi desta

Após uma primeira tentativa falhada que consistiu em actualizar o software e corrigir o nível da reserva do depósito de GPL, fui desta vez visitar as instalações da FrontFuels para que fosse colocada uma electroválvula que iria permitir a comutação automática para gasolina quando o depósito estivesse quase vazio.
Colocada a electroválvula e ligada à centralina, faltava testar, o que seria rápido visto já terem sido percorridos mais de 460km desde o último atesto do depósito e, a caminho do posto de abastecimento... tudo na mesma. Soluços e comutação manual para gasolina para pôr fim ao suplício do motor por falta de combustível.

O passo seguinte será aguardar a solução apontada pelo importador, ou pela própria Vialle, a fim de tentar novamente resolver a questão.

01/02/2014

Mais uma revisão do Corolla: 167 mil quilómetros

Chegou a altura de visitar a oficina novamente, como de costume, apenas para fazer a revisão, aos 167643km.
Desta vez a revisão foi composta pela muda de óleo (novamente o 5W30 da Febi-Bilstein) com respectiva troca de filtro, substituição do filtro de habitáculo e também a substituição das velas (Denso K16R-U11 com o gap a 1.0), estas últimas substituídas ao fim de 45 mil quilómetros

Para além da ordem normal de trabalhos, foi efectuada a substituição do O-ring do tensor da corrente, tal como já havia referido num post anterior, a única coisa a acrescentar à informação anteriormente disponibilizada é que a cambota tem de ser rodada "à mão" no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, a fim de soltar o grampo (ao qual fazem referência no vídeo) para distender o tensor e este voltar a fazer tensão na corrente.
Foram ainda disfarçados os "mimos" das últimas semanas dados por condutores irresponsáveis, a massa de polir faz maravilhas!

E está pronto para ir à inspecção periódica obrigatória no próximo mês e para mais 15 mil quilómetros (que deverão coincidir com o retorno da instalação do sistema de GPL).