28/02/2015

Medição da folga das válvulas: take III

Percorridos que estavam os quilómetros necessários à amortização e como, na última revisão, não foi possível medir as folgas das válvulas, hoje lá foi o Corolla de manhã arrefecer para a sala de estar da oficina.
Com um total de 55400km percorridos a GPL e 44320km depois da última medição, as folgas actuais medidas ao fim de três horas de repouso/arrefecimento foram:

- válvulas de admissão: 0.15 a 0.25mm, valor medido 0.25mm
- válvulas de escape: 0.25 a 0.35mm, valor medido 0.30mm
A palheta de 0.25mm nas folgas da admissão, passava muito justa (com bastante dificuldade mesmo), já a de 0.35 no escape não passava (valor registado anteriormente) ficando a 0.30 bem mais folgada do que a 0.25 ficava nas de admissão.
Todas as folgas das oito válvulas de escape/admissão estão idênticas, não havendo valores dispares entre válvulas com a mesma função.
Daqui por mais 50 mil quilómetros serão verificadas as folgas novamente... com substituição da junta da tampa das válvulas (está a deixar fugir um pouco de óleo junto à vela do segundo cilindro).

23/02/2015

Amortizado

Após percorrer 55358km ao longo dos dois anos, sete meses e dezassete dias que se seguiram à instalação do sistema de GPL... o Corolla chegou ao ponto em que, o valor acumulado da poupança em combustível suplantou o valor despendido na conversão (2337€).

Mesmo com os consumos na casa dos 7.77 litros para cada 100km o que representa um aumento da ordem dos 24.1%, quando comparado com o consumo registado no computador de bordo, a redução na despesa do combustível atingiu os 43.8%.

22/02/2015

De Corolla há 4 anos

Conta-quilómetros a marcar 184375km, dos quais 78199 percorridos nos últimos quatro anos.

Continua a fazer justiça à fama da marca, sem dar dores de cabeça e limitando as despesas apenas a material de desgaste e, mesmo esse, tem-se revelado bastante durável (como no caso das pastilhas de travão).

Em breve, visto o mês de matrícula ser Março, chega a época das despesas (IUC e IPO) e, por coincidência, será também a altura da recuperação do valor da instalação do sistema de GPL.

03/02/2015

Revisão ao Toyota Corolla: 183 mil quilómetros

Desta vez, por motivos de saúde dentária, não há fotos da intervenção realizada ao Corolla por ter sido realizada exclusivamente pelo mecânico.
Há, ainda assim, registo desta revisão aos 183369km onde, para além da mudança do óleo e dos filtros do óleo, do ar e do habitáculo tal como indica o plano de manutenção oficial da marca, foi ainda substituída a correia dos acessórios (que ainda não havia sido substituída desde a aquisição) e das pastilhas de travão dianteiras (também a primeira substituição em minha posse), tendo conhecimento que estas foram substituídas, pela última vez, na revisão dos 90 mil quilómetros, estas sobreviveram mais de metade da distância percorrida pelo Corolla (chegaram aos 93 mil quilómetros).
Houve ainda necessidade de lubrificar, novamente, a bomba secundária da embraiagem pois já começava a fazer ruído quando se retirava o pé do pedal da embraiagem. Será uma peça a substituir em conjunto com a embraiagem... espero que daí a uns largos anos/quilómetros.

Ficou para breve a derradeira medição da folga das válvulas por falta do tempo necessário ao arrefecimento do motor para que se possa aferir correctamente o valor e comparar com a última medição efectuada.
A despesa da revisão totalizou, em material, 71.04€ sendo o material instalado da marca Blue Print (marca do grupo Febi Bilstein).