31/10/2015

Substituição dos amortecedores do Corolla

Após ter percorrido 190169km foram trocados os amortecedores do Corolla.
Pouco tempo depois de ter ido à inspecção periódica obrigatória, o amortecedor dianteiro direito começou a bater ao circular em piso mais degradado e/ou em irregularidades quando se curvava para a esquerda. Numa visita à oficina, conseguiu-se apurar, por verificação da inexistência de folgas possíveis, que o barulho, bem como uma vibração que se sentia há já algum tempo ao circular, deveria ter origem no amortecedor. Optou-se por encomendar quatro Kayaba Excel-G (com os respectivos batentes e guarda-pós) para proceder à substituição de todos os quatro amortecedores de origem, mesmo não estando os traseiros tão degradados como os dianteiros (o dianteiro direito tinha bastante folga no êmbolo, que era a origem do bater audível).
A remoção dos dianteiros é um processo bastante fácil, sendo a única "complicação" a necessidade de comprimir as molas com ferramenta própria (não vale a pena correr riscos e inventar) para as poder colocar nos novos amortecedores, o acesso aos pontos de fixação estão, todos eles, acessíveis. Já os amortecedores traseiros têm, cada um deles, duas porcas que são removidas por cima, sendo necessário tombar o banco traseiro a fim de remover as forras laterais da mala para as alcançar.
O preço dos quatro amortecedores, respectivos batentes e guarda-pós, totalizou 245.51€... e acabaram-se as vibrações e os barulhos.

22/10/2015

Mais uma revisão na Honda PCX: 32000km

Sem dramas e sem queixas, a PCX voltou ao representante (Motorway) a fim de efectuar mais uma revisão, desta feita aos 33414km. 
Troca do óleo (semi-sintético 4T 10W30 da Castrol), substituição da vela (CPR7EA-9 da NGK) e 0.8 horas de mão-de-obra totalizaram 48.95€.
Para a próxima revisão, ficou desde já combinado, efectuar a verificação do estado dos roletes (ainda são os de origem e a verificação é de 12 em 12 mil quilómetros) e também a eventual substituição das pastilhas de travão (que, deverão ser ainda as originais, pelo menos nunca foram cobradas pastilhas em nenhuma intervenção anterior).
Sem mais a registar e, parafraseando um saudoso engenheiro, a PCX despede-se com amizade até um próximo episódio.