09/12/2016

BMW E30 oil service & inspection

O painel de instrumentos do BMW E30, seja phase I ou phase II, apresenta no painel de instrumentos, junto às luzes verde/amarelo/vermelho que servem de contador para a revisão, duas outras indicações luminosas, "oil service" e "inspection".

"oil service" especifica mudança do óleo e do  respectivo filtro.

"inspection" há dois tipos, tipo I e tipo II, que alternam durante a vida útil do automóvel, se a última foi tipo I, a próxima será tipo II, a posterior a essa será tipo I novamente, e assim sucessivamente.

De acordo com o manual de manutenção, segue-se a listagem de pontos a verificar em ambos os tipos de inspecção.
 
Inspecção tipo I (cada 24000km ou 1 ano)

AFINAÇÃO
- Verificar folga das válvulas
- Verificar e ajustar a mistura (se aplicável)
DEBAIXO DO CAPOT
- Verificar nível de fluido dos travões
- Verificar nível de fluido da embraiagem
- Verificar nível de electrólito da bateria
- Verificar nível de líquido de refrigeração e inspeccionar se há fugas
- Lubrificar ligações do cabo de acelerador, no acelerador e na borboleta. Lubrificar o eixo da borboleta.
DEBAIXO DO CARRO
- Verificar nível de lubrificante da caixa de velocidades
- Verificar nível de lubrificante do diferencial
- Verificar depósito de combustível e todos os tubos de combustível
- Verificar sistema de escape
- Verificar estado dos foles, o nível de óleo, e eventuais fugas, da direcção assistida
- Verificar bombas de travão e as borrachas dos êmbolos
- Verificar tubagens do circuito hidráulico dos travões (fugas e danos)
- Verificar estado de desgaste das pastilhas e calços
- Verificar funcionamento do travão de estacionamento
- Verificar se há folgas na direcção e na suspensão dianteira
- Verificar estado dos foles do eixo traseiro
- Verificar estado das jantes e desgaste dos pneus
CARROÇARIA E INTERIORES
- Lubrificar dobradiças das portas
- Verificar focagem dos faróis
- Verificar toda a iluminação interior e exterior do veículo
- Verificar funcionamento do painel de controlo
- Verificar o funcionamento e carga do ar-condicionado
- Verificar correcto funcionamento dos cintos de segurança
- Verificar nível do limpa pára-brisas
CONDUÇÃO
- Verificar performance dos travões, direcção, ventilação e espelhos.

Inspecção tipo II (48000km ou 2 anos)

Como toda a verificação feita na inspecção 1 é igualmente feita na inspecção 2, num ano é feita uma no ano seguinte é feita a outra, voltando à primeira no ano seguinte e assim sucessivamente.

Desta forma, acrescenta-se à lista anterior...

AFINAÇÃO
- Substituição das velas
- Substituição do filtro do ar
- Substituição do filtro do combustível
- Verificação do distribuidor e dos cabos das velas, substituir se necessário
DEBAIXO DO CAPOT
- Verificar a correia do alternador, ajustar ou substituir se necessário
DEBAIXO DO CARRO
- Trocar lubrificação da caixa de velocidades
- Trocar lubrificação do diferencial
- Verificar folgas nos rolamentos das rodas dianteiras
- Verificar desgaste da embraiagem
CARROÇARIA E INTERIORES
- Limpar e lubrificar calhas do tecto de abrir

NOTAS REFERENTES ÀS CORREIAS DE DISTRIBUIÇÃO:
M40 - 40000km ou 4 anos (o mesmo que dizer, à segunda inspecção de tipo II)
M20 - 80000km ou 4 anos (idem o anterior, saliento que o manual diz 100k km, mas há informações que apontam para os 80k km)

OUTRAS INFORMAÇÕES:
Trocar óleo dos travões todos os anos, e drenagem e limpeza do circuito de refrigeração a cada dois anos.

03/12/2016

Revisão ao Corolla: 199 mil quilómetros

Um ano e oito meses volvidos após a última revisão do Corolla, este completou a quilometragem para efectuar o serviço, com algumas coisas a precisar de atenção para além do plano de manutenção.
  • Foi necessário substituir o motor do lava vidros dianteiro, que está localizado à frente da roda dianteira direita, para o alcançar é necessário soltar a forra inferior desse lado do pára-choques, bem como o próprio pára-choques, para conseguir chegar ao dito motor. 
  • Foi efectuado o carregamento do ar-condicionado, por já se notar que não estava a funcionar em pleno.
O plano de manutenção para esta revisão indicava apenas a mudança de óleo (foi mantido o 5W30) e a substituição dos filtros do óleo e do habitáculo.
Serviço realizado aos 199310km com um custo de 111€.